ODONTOLOGIA DIGITAL

A revolução tecnológica que invadiu os laboratórios e consultórios nos últimos anos, trouxe uma nova área pra Odontologia, a qual vem sendo chamada de Odontologia Digital. 


Estamos vivendo uma Era Digital em diversas áreas e nada mais natural do que aproveitarmos disso para simplificar a rotina de trabalho, trazendo mais conforto ao nosso paciente e alcançando melhores resultados. 

 Como funciona? 

Quando iniciamos um tratamento que será realizado em fluxo digital, precisamos levar o paciente do mundo real (físico) ao virtual (digital). Ou seja, os pacientes precisam ser “digitalizados” para que possamos iniciar o processo que é dividido em 3 etapas:

 

    1.    Etapa 1 - Captura das informações: câmeras fotográficas, escâneres intraorais 3D e tomografias computadorizadas são as ferramentas utilizadas para levar os pacientes para “dentro” dos softwares, ou seja, nesse passo, o dentista faz uma moldagem virtual do paciente (sem o uso das temidas “massinhas”). 


    2.    Etapa 2 - Planejamento em Software: é o momento de se projetar/desenhar as restaurações, lâminas, coroas, guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos. Já existem softwares específicos para todas as necessidades. 


    3.    Etapa 3 - Fresagem: após a finalização do projeto realizado com o auxílio software, é hora de retomar ao mundo físico e transformar o projeto digital em produto real. Nesse momento, o profissional escolhe o material (ex: cerâmica, resina, zircônia, etc.) que será colocado na fresadora e reduzido até que reste só o elemento projetado. Caso seja necessário, o dente ainda pode ser “maquiado” pelo profissional, o que faz com que o resultado final fique ainda mais próximo do elemento original a ser reestabelecido. 

 Quais as vantagens dessa tecnologia? 

Para que se possa ter uma idéia, equipamentos como esse podem gerar restaurações totalmente anatômicas em um único dente para onlays, inlays, coroas ou facetas, com alta precisão clínica em cerca de 11 minutos. 
Ou seja, os tratamentos podem ser realizados com: 

    ⁃    Maior rapidez;
    ⁃    Conforto;
    ⁃    Precisão;
    ⁃    Previsibilidade. 

Definitivamente, a Odontologia Digital veio para ficar e, sem dúvida, trará cada vez mais benefícios para os profissionais e pacientes.

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram