IMPLANTES

Trata-se da área responsável por devolver a função estética e mastigatória às regiões comprometidas por perdas dentárias, através da instalação de implantes.

Os implantes são estruturas metálicas de titânio instaladas cirurgicamente no osso, com o objetivo de substituir as raízes dos dentes perdidos. 

 

Hoje em dia, existem diversas marcas comerciais e tipos de implantes disponíveis no mercado. 

O profissional especialista nessa área, poderá indicar a melhor opção para cada caso, após uma avaliação clínica e dos exames de imagem. 

CIRURGIA GUIADA PARA

INSTALAÇÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS  

A Cirurgia Guiada tem sido uma grande aliada, nos casos de reabilitações orais com implantes. 
O grande avanço tecnológico na captação das imagens, através de tomografias computadorizadas e scanners intraorais, tem contribuído muito neste processo.
Esse tipo de cirurgia é muito utilizado nos casos de pacientes totalmente desdentados e pode ser indicada, tanto para a região de maxila, quanto para a de mandíbula.  
Nesses casos, solicitamos ao paciente uma dupla tomografia, sendo que a primeira tomada é feita com a prótese total (dentadura), posicionada em boca e a segunda captura é feita somente da prótese total. 
Feito isso, em um software específico para Cirurgia Guiada, realizamos a sobreposição das imagens e, após uma avaliação dos tecidos moles (gengiva) e do tecido ósseo, é possível planejar a posição dos implantes que serão instalados. 

Em um próximo passo, realizamos a Cirurgia Virtual e, nesse momento, já é possível gerar um GUIA CIRÚRGICO individualizado para o caso em questão. Esse guia pode ser fresado ou impresso em uma impressora 3D.

O guia cirúrgico é levado à boca do paciente, no momento da cirurgia de instalação dos implantes e servirá de referência para que o profissional faça a colocação dos dispositivos, exatamente conforme o planejamento realizado anteriormente, tornando assim o processo muito mais rápido e seguro. 
Nos casos de pacientes parcialmente desdentados, o processo é bem parecido, porém, um pouco mais simples. Após uma tomografia computadorizada, é realizado o escaneamento digital, seguido da sobreposição das imagens no software e pronto, já é possível gerar o guia cirúrgico. 

As vantagens desse tipo de procedimento são:

    •    maior precisão;
    •    menor tempo cirúrgico;
    •    maior conforto ao paciente. 

Vale ressaltar também que, com
o auxílio do guia cirúrgico, em ALGUNS CASOS, não é preciso realizar incisão, proporcionando ao paciente muito mais conforto, tanto no momento cirúrgico quanto no pós-operatório.

TIPOS DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Coroa unitária: indicado para reposição de um elemento dental.

Prótese múltiplas: prótese para reposição de mais de um elemento dental sobre implantes onde ás coroas são unidas e apoiadas em dois ou mais implantes.

Protocolo: próteses totais,  tanto para maxila e mandíbula, apoiada sobre um conjunto de implantes de forma fixa (paciente não consegue remover á prótese) e sua vantagem não avança para o palato, como uma prótese total convencional.

Tratamento indicado para desdentados totais, pacientes que usam dentadura ou para aqueles que necessitam extrair todos os dentes por problemas periodontais.

Prótese overdenture: são prótese totais apoiadas sobre implantes, porém são removíveis, paciente necessita remover para higienizar. Para confecção de uma prótese overdenture são necessários instalação de 2 á 4 implantes.
Importante lembrar que é necessário o profissional, avaliar, fazer o diagnóstico e planejar o caso para poder indicar qual tratamento está indicado.

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram